sexta-feira, 20 de abril de 2012

Quanto o possível não é o bastante

Março começou com a resolução de um problema que nos afligia há meses. Esses animais da foto, a maioria fêmeas, vivem numa casa no extremo leste de São Paulo e precisavam urgentemente ser castrados.
Conseguimos a cirurgia gratuitamente pelo CCZ levando a tutora deles a um posto da Prefeitura de São Paulo, mas faltava o transporte. O veterinário conveniado não facilitou em nada e exigiu que os nove animais fossem levados em três vezes, o que nos obrigou a pagar três vezes pelo serviço de táxi-dog, mas compensou ver todos finalmente castrados.
O aspecto do lugar não é dos melhores, mas os animais são felizes lá. São bem alimentados, têm abrigo e recebem carinho, o que já bem mais do que a maioria dos animais têm.

Depois foi a vez de cinco gatinhos:



Dois deles foram super bem doados e já estão de casa nova recebendo muito carinho. São a Arya e o Dom, olhem que lindos:


E esta fofura aqui aguarda ansiosamente por um adotante:

Ela vivia numa rua do bairro da Aclimação. Teve filhotes num colégio abandonado que foram colocados no lixo; ela chegou a tempo e carregou-os para o jardim de um prédio, onde ficaram inacessíveis por algumas semanas até que o síndico mandou o zelador "dar fim" nos filhotes. Conseguimos resgatá-la desesperada, atravessando a rua de um lado para o outro à procura de seus filhotes que não mais foram encontrados. É muito assustadinha, mas mansa e muito carinhosa, daquelas gatinhas que viram um grude quando pegam confiança. Será doada apenas para apartamentos totalmente telados ou casas seguras, sem acesso à rua.

A protetora que ajudamos em Itu nos pediu ajuda para castrar 20 animais. Ela conseguiu vagas gratuitas num mutirão, mas não tinha como custear o transporte (gasolina e pedágios). Ela tem tanta boa vontade que bastou falar que bancaríamos essas despesas que já partiu em busca dos animais. Foram 10 gatos e 10 cães, divididos em dois dias:










A protetora é uma heroína: percorreu várias estradas de terra até recolher todos os animais, rodou dezenas de quilômetros até o local das castrações, ficou dois dias inteiros lá o dia todo sem ter nem um lanche para comer e voltou só à noite após entregar todos em suas casas. Para ajudar, no segundo dia o carro dela quebrou! Mas conseguiu melhorar a vida de 20 animais, apesar de todas as dificuldades.

Depois ajudamos esse poodle, vejam o antes:


E o depois, já castrado:

Está pronto para ser adotado, quem se habilita?

E agora, infelizmente, vem a notícia que deu título ao post: apesar de todos os nossos esforços, a Ecléia nos deixou dia 29 de março. Vendemos duas rifas para custear seu tratamento, a protetora que a abrigava fez de tudo, a veterinária foi incansável, mas infelizmente nada foi suficiente para deter a insuficiência renal que em pouco tempo a levou. Felizmente ela partiu sozinha ao amanhecer, poupando-nos de ter que decidir sobre uma possível eutanásia. A todos, nosso muito obrigada pela ajuda, pela torcida e pela força. Fica aqui uma foto dela em sua melhor forma, quando parecia que estava superando a dor do abandono e prestes a encontrar um lar:

Dia 6 de maio realizaremos nosso Bazar de Dia das Mães, das 9 às 18 horas, na Av. Cons. Rodrigues Alves, 903 - Vila Mariana (Ateliê OCA). É com a renda desse tipo de evento que ajudamos todos esses animais que aparecem aqui no blog. Por isso, quanto mais gente comparecer, mais animais serão ajudados. Haverá muito artesanato bacana, nossos produtos institucionais, sabonetes artesanais maravilhosos, camisetas, bijouterias, bolsas, produtos de higiene e beleza para animais e muito mais. Compareça e nos ajude a divulgar, por favor! Quem puder espalhar nossos panfletos em prédios e comércio em geral, entre em contato pelo nosso e-mail (matilhaurbana@uol.com.br), que combinaremos uma forma de entregar o material.
Muito obrigada, mais uma vez! 

4 comentários:

Luciana F. Damiano disse...

Oi Marta,
Fiquei sentida pela Ecléia. Ela era tão linda e meiga...
Mas é reconfortante saber que muitos bichos estão sendo ajudados.
Nos vemos no bazar, que será um dia de alegrias.
Beijos

Marta disse...

Lu,
Com certeza o dia do bazar será uma oportunidade para compartilharmos alegrias!
Beijo,
Marta

Sandra mitsue Valente disse...

Oi...
Muito lindo seu trabalho...Espero que o bazar tenha sido um sucesso...
Beijos!
San...

Matilha Urbana disse...

Sandra,
Obrigada pelo incentivo!
O bazar foi muito bacana, mas estamos tão acabadas que ainda não tempo para postar...
Beijo!