quarta-feira, 13 de julho de 2011

Junho

Junho chegou com algumas notícias boas, e outras nem tanto...
A melhor de todas foi esse cão que uma protetora encontrou vagando numa avenida movimentada. Alguns ambulantes disseram que ele estava por lá havia mais de trinta dias, imundo, seguindo as pessoas e implorando por atenção. Essa protetora não resistiu e o resgatou, mesmo sem ter onde colocá-lo. Fizemos o que podíamos, que era arcar com as despesas, e ela imediatamente o levou para um bom banho. Olhem as fotos e vejam se parecem do mesmo cachorro:


Quer ver mais de perto?

Antes:

Depois:

Ele seria castrado no mesmo dia, mas isso não foi possível porque não havia tempo para fazer o jejum. Sem contar que o banho e a tosa demoraram hoooras...
Mas a notícia boa é que ele ficou tão lindo que foi adotado no mesmo dia, e uma pessoa ficou responsável pela sua castração quando estiver vermifugado e mais fortinho! Porque debaixo daquele monte de pêlos, havia muitos ossos e pouquíssima carne, coitadinho... estava beeem magrinho, embora as fotos não mostrem isso muito bem.

Ele foi encontrado pela mesma pessoa que estava levando a Átila, uma pitbull linda e meiga, para castrar. Olhem só que linda:


Essa cadela nunca teve um vida fácil. Nunca foi bem-cuidada e teve muitos filhotes que foram jogados ninguém sabe onde. Seu dono é meio "estranho" e não deixava que ela fosse castrada, até que agora não só resolveu permitir, como veio pessoalmente pedir a castração dela. Lógico que ninguém perderia essa oportunidade, não é mesmo?
Agora ela está castrada e recuperada, mas ainda não está muito feliz. Ela sobrevive graças à comida jogada pelos vizinhos, já que seu dono continua a não cuidar direito dela. Para completar, soubemos que ele pretende abandoná-la em breve. Se você quiser adotá-la, ou souber de alguém que queira, entre em contato conosco, por favor!
A notícia mais triste do mês, porém, foi sobre a Mel, essa fofa que castramos em maio:

Ela vivia na rua e não havia lugar para colocá-la quando se recuperasse da castração. No dia da cirurgia, porém, uma pessoa se comoveu e ofereceu lar temporário para ela. Só que quinze dias depois ela fugiu e até agora não foi encontrada!
Já procuramos nas redondezas e divulgamos na internet, mas até agora nada!
Ela fugiu de uma casa na região de Indianópolis/Moema, em São Paulo, por volta do dia 18 de maio, e nunca mais foi vista.
Ora, dirão alguns, se ela vivia na rua, que diferença faz continuar vivendo na rua? Acontece que ela vivia numa rua tranquila, quase uma viela, onde nasceu e cresceu. Conhecia todo mundo, todo mundo a conhecia, ela sabia em quem podia confiar e de quem deveria fugir.Algumas pessoas lhe davam comida, sempre havia um lugar para se esconder da chuva e do frio, e assim ia vivendo. Agora está perdida num lugar que não conhece, perto de avenidas movimentadas, deve estar assustada e talvez até machucada. É muito triste pensar nisso todo dia, tentando adivinhar onde estará, se está com fome, com dor, com medo, com frio...
Sobre pessoas que adotam ou oferecem lar temporário e permitem que uma coisa como essa aconteça, falaremos outro dia...
Se você a viu ou sabe onde está, avise-nos, por favor!
Também castramos um gatinho feral que vive em Itapecerica da Serra. Dele, infelizmente não temos foto alguma, porque a protetora a quem ajudamos nesse caso não conseguiu fotografá-lo no dia da castração e depois nunca mais o viu, evidentemente.
Essa pessoa faz um trabalho de castração de gatos ferais conhecido pela sigla CED: Captura, Esterilização e Devolução. São gatinhos que nascem e vivem em colônias isoladas, sem contato humano algum, e viram "ferinhas" que não se adaptam à vida doméstica. Nesses casos, a única coisa que se pode fazer por eles é esterilizá-los para controlar o crescimento dessa população e monitorá-los de longe, interferindo só em caso de doenças ou acidentes. Não é a vida ideal que imaginamos para um gatinho, principalmente quando vemos os nossos bichanos dormindo em mantas quentinhas nesse inverno frio, mas eles só sabem viver assim. O convívio com humanos é aterrorizante para eles, infelizmente.

Logo traremos mais notícias dos animais que continuam a ser ajudados graças a pessoas como VOCÊ.

Por enquanto, reserve esta data na sua agenda:

DIA 07 DE AGOSTO, BAZAR DO MATILHA URBANA! 
Das 9 às 17 h, na Av. Cons. Rodrigues Alves, 903 - V. Mariana - São Paulo
Artesanato em geral, produtos institucionais e lanchonete num espaço muito agradável!
Pagamentos em dinheiro, cheque e cartões de débito e crédito (Visa e Mastercard)

4 comentários:

Luciana F. Damiano disse...

Oh, espero que consigam encontrar a Mel!
Nossa, cachorro depois de tomar banho parece outro mesmo. Pena que muita gente só quer os bonitinhos...

parabéns pelo seu trabalho.
bjs

Matilha Urbana disse...

Luciana,
E às vezes nem os bonitinhos as pessoas querem...
Vamos continuar a busca pela Mel.
Obrigada pela força!
Beijo

Karen disse...

A Mel vai ser encontrada se Deus quiser, ou melhor ainda, talvez ela já esteja com um(a) dono(a) muito responsável e carinhoso que só não conhecia a história dela e muito menos o site. Quero aproveitar para parabenizar todos vocês pelo trabalho realizado, o dia do bazar já está anotado em minha agenda, espero conhecer de perto o trabalho de vocês!!! Bjs à todos

Matilha Urbana disse...

Karen,
Deus te ouça! Nessas noites frias, fico só pensando nela...
Beijo,
Marta