domingo, 22 de maio de 2011

Maio: mês das noivas? Que nada, das castrações!!!

Nos dias 03, 05 e 11 de maio, promovemos a castração de alguns animais, com custos cobertos exclusivamente pela verba que arrecadamos nos últimos meses com nossos bazares, rifas e vendas de produtos. Ainda temos um saldinho em caixa que será usado em breve para mais castrações.
O trabalho é penoso: pouca gente para colocar a mão na massa, longas distâncias para percorrer e alguns problemas, como sempre.
Animais que são de rua e ninguém se dispunha a cuidar deles no pós-operatório, donos que estavam dormindo, uma cadela cheia de piolhos e com leite, cujos filhotes foram mortos dois dias antes... alguns problemas foram resolvidos com conversa, paciência e alguma sorte, outros ocasionaram despesas inesperadas (transporte extra que teve que ser pago, remédios, banho para eliminar os piolhos). No fim, deu tudo certo: 13 animais castrados, todos agora já 100% recuperados!
Foram 6 cadelas, 1 cachorro, 3 gatas e 3 gatos, vindos de Diadema, Interlagos, Vila Morais, Água Funda e Vila Mariana. Alguns com donos amorosos, mas a maioria vivendo na mais absoluta carência de amor e de conforto.
Vamos ver as fotos?
A turminha chegando:

Cachorros sempre animados

Gatos sempre estressados (nem pensar em abrir as caixas para fotos com os bichanos acordados)


Pretinha sem entender nada...


A mãezinha ainda com leite e cheia de piolhos. Mora num campinho de futebol onde, dois dias antes, haviam matado seus filhotes, exceto uma que sobreviveu com a patinha quebrada e foi socorrida por uma pessoa iluminada, que assumiu a internação e a cirurgia da pequena. A mamãe teve que tomar um super banho e depois foi medicada com Sec Lac, para não ficar com o leite empedrado. Segundo a pessoa que a alimenta, ela teve 38 filhotes ao longo de sua curta e sofrida vida. Ao menos conseguimos garantir que, a partir de agora, ela não transmita sua miséria a mais nenhum outro filhote


Esse aqui foi o único macho entre os cães. Mesmo tão pequeno (é um mestiço de pinscher), vivia acorrentado num cortiço e, no dia seguinte à castração, a Raquel, que é a protetora que ajudamos dessa vez, conseguiu lares temporários para ele e para outro ainda menor, mas tomado pela sarna

Depois da cirurgia, todo mundo meio zureta:



A mãezinha agora sem piolhos:


A Mel, a cachorrinha do post anterior, que está para adoção

Então é isso: graças a vocês, esses animais não só foram castrados, como conquistaram uma vida melhor, porque a castração não é apenas um meio de evitar a procriação desenfreada que traz mais e mais vidas para o abandono e o sofrimento. Com a castração, cadelas que vivem em comunidades passam a ser mais toleradas, porque deixam de causar problemas com o cio. Donos que queriam se livrar de suas cadelas e gatas reconsideram sua decisão pelo mesmo motivo. Animais deixam de ser atropelados, de morrer em brigas, de contrair doenças e de sofrer em partos sem assistência. E, glória suprema para um animal abandonado, muitos conseguem um lar pelo simples fatos de estarem castrados!
Eles não podem falar; por isso, em nome deles, queremos dizer: muito, muito obrigado a todos vocês!

* Notaram que faltam as fotos de três gatos fora das caixas? Pois é, acontece que uma gata era idêntica ao macho preto e branco que já aparece aqui, ficou parecendo uma foto repetida; e outros dois tiveram uma espécie de alucinação pós-operatória, bem comum em gatos e sem maiores consequências, mas que causa muita agitação. Então, não foi possível tirar fotos com as caixinhas abertas nem antes, nem depois da cirurgia... melhor ficar sem foto que correr o risco do animal escapar, não é mesmo?

Nenhum comentário: