terça-feira, 29 de março de 2011

Uma doação, uma castração e muitos gatinhos abandonados a menos

A Silvana, nossa colaboradora desde o primeiro momento, doou um arranhador e um pacote de ração para gatos:

A Neguinha é uma gatinha que mora num cortiço no bairro da Água Funda, tem acesso à rua e se alimenta basicamente de ratos. Apesar disso, dorme dentro de casa e é muito amada por seus donos, que moram e vivem precariamente e simplesmente não podem oferecer a ela condições de vida melhores. Mas precisava urgentemente ser castrada, porque já é adulta, havia tido uma cria em que os gatinhos nasceram todos mortos e logo entraria no cio novamente. Aí convencemos sua dona a nos deixar castrá-la, ela concordou e marcamos o dia. Domingão, oito horas da manhã, lá estávamos nós para pegar a Neguinha e... sua dona saiu, "esqueceu" da castração. Mas a Neguinha, muito conscientemente, fez a gentileza de aparecer na janela, e aí nossa viagem não foi perdida. Como não sabíamos se estava em jejum, ficou em último lugar na fila da castração e foi devolvida já tarde da noite, com a ração doada pela Silvana para ajudá-la a ficar forte bem depressa:

Foi uma única castração, mas imaginem quantos gatinhos deixarão de nascer e sofrer largadinhos nesse mundão?
A história da Neguinha serve também para mostrar o quão difícil é esse trabalho de castração. Não basta oferecer a cirurgia, buscar o animal, levar de volta ao dono e muitas vezes retornar num outro dia para ver se está bem, no caso dos mais fraquinhos. Mesmo com todo esse trabalho, ainda é muito comum a pessoa simplesmente se recusar a castrar, ou esquecer e sair, deixando o animal fechado em casa, ou dizer que "o marido é contra castrar", ou na última hora dizer que "esqueceu" de fazer o jejum.
Além da parte material, temos o desgaste emocional. Estamos sempre com o coração na mão: receio da pessoa não entregar o animal na última hora, depois medo de que ele não esteja em jejum e morra na cirurgia, depois a angústia de que a pessoa não queira recebê-lo de volta, depois torcer para que o animal seja colocado num local confortável e possa se recuperar com segurança...
A única recompensa por tudo isso está no título do post: a certeza de menos abandono.
Obrigada a todos vocês, que nos ajudam a tornar isso possível.

Nenhum comentário: