sábado, 19 de fevereiro de 2011

Matilha Urbana é um grupo formado por pessoas apaixonadas por animais que dividem conosco esse imenso espaço urbano, e que juntas resolveram desenvolver atividades para ajudá-los.
Priorizamos a castração e campanhas educativas pela posse responsável, como únicas medidas que podem, efetivamente, diminuir o problema do abandono de animais.
Realizaremos eventos ao longo do ano com o intuito de arrecadar recursos para o custeio dessas atividades.
Não temos abrigo por falta de estrutura e porque essa não é a solução para o abandono.
Auxiliamos protetores independentes e outros grupos na busca de adotantes para animais em situação de risco. Esse trabalho envolve a busca de lar temporário para esses animais, tratamento veterinário, castração, vermifugação e vacinação. Encontrado o adotante, é necessário avaliar suas condições, entrevistá-lo, levar o animal para o seu novo lar e acompanhar sua adaptação. É um processo caro e demorado, e não é raro que o animal seja devolvido. Assim, todos trabalham no limite, sem condições de assumir novos animais. Precisamos de toda ajuda possível, que pode ocorrer de várias maneiras:
  • Adoção de animais
  • Oferecimento de lar temporário
  • Doação de ração, medicamentos, casinhas, areia sanitária para gatos, cobertores, jornal, material de limpeza, potes e vasilhas e outros produtos similares
  • Transporte para castrações, consultas, exames e cirurgias
  • Custeio de tratamento veterinário e castrações
  • Apadrinhamento


No aspecto educativo, além da posse responsável, queremos abordar assuntos que muitas vezes causam discórdia (discussão entre vizinhos por causa de animais, recolhimento de dejetos nas calçadas, etc), e ajudar no aperfeiçoamento da relação homem-animal, tornando essa parceria cada vez mais agradável, pacífica e possível.
Desejamos que pessoas e animais formem uma grande matilha urbana, numa convivência harmoniosa, e que caminhem lado a lado para uma sociedade melhor.

Nenhum comentário: